ROBERTO LOBATO CORRÊA


Pedro Henrique Machado

Roberto Lobato Corrêa possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1961), mestrado em Geografia Urbana - University of Chicago (1974) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Além de co-organizador de diversas coletâneas, é autor de vários livros e inúmeros artigos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço, cultura, rede urbana, geografia cultural e redes.
 Foi o organizador de alguns livros e escreveu ainda três pequenos manuais (a rede urbana, o espaço urbano e região e organização espacial) que são de fundamental importância para o entendimento do espaço geográfico. Os congressos e encontros de geógrafos têm sido coroados com sua participação e suas pesquisas, que vêm sendo de fundamental importância para o avanço da ciência geográfica brasileira.
No seu livro Trajetórias Geográficas reúne 14 artigos que estão divididos em cinco grandes temas. O leitor poderá observar a presença constante e ilustrativa de figuras e quadros muito bem elaborados. Uma referência bibliográfica atual ao final de cada texto e também questões para reflexão e debates.
Na primeira parte dessa obra, o autor ressalta o tema das Redes Geográficas apresentando quatro textos de fundamental importância para entendimento das redes, buscando resgatar as principais contribuições teóricas produzidas nesses estudos, sempre apresentados de forma clara e esclarecedora.
Na segunda parte, o tema estudado é o Espaço Urbano, onde Roberto Lobato Corrêa analisa a organização do espaço pelo homem. Em todos os temas o autor nos reporta a uma série de indagações sobre as articulações do espaço urbano, seus diferentes agentes no modo de produção e de organização do espaço.


Para finalizar, o livro Trajetórias geográficas produzidos por Roberto Lobato Corrêa podemos concluir que representa também uma trajetória pessoal do professor e pesquisador e que merece ser estudado por todos aqueles que se identificam com a ciência geográfica e ciências afins. Trata-se de uma valiosa contribuição à divulgação das idéias de um dos geógrafos mais conhecedores da produção geográfica clássica a nível mundial, um geógrafo que percorre com precisão e riqueza de informações uma amplitude de temáticas originais. O livro faz-nos refletir, discutir e analisar as transformações ocorridas no mundo atual e nos deixa a lição de que a geografia tem que estar atenta aos seus estudos clássicos sem ficar alheia as múltiplas trajetórias do espaço mundial na contemporaneidade.
Dentro das suas contribuições encontram-se as propostas da racionalização. Corrêa divide o espaço brasileiro em três regiões, os "Três Brasis", que se diferenciam entre si por apresentarem distintas especializações produtivas, distintos modos e intensidades de circulação e consumo, pela gestão das atividades, distintas organizações espaciais e níveis de circulação interna, inter-regional e internacional. Os três grandes conjuntos regionais apresentados por Roberto Lobato Corrêa são: Centro-sul, Nordeste e Amazônia.
Brasil: Divisão Regional de Roberto Lobato Corrêa
(Retirado do site pessoal do autor: https://sites.google.com/site/robertolobatocorrea/ -Acesso em 11 nov 2014).


Nenhum comentário:

Postar um comentário