ORLANDO VALVERDE


Edilene Raiane Monteiro e Sílvia Letícia Martins 

Orlando Valverde nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1917. Formou em Geografia pela Universidade Municipal do Rio de Janeiro. Ligou-se ao Conselho Nacional, onde foi secretário assistente.  Em 1945 segue juntamente com outros geógrafos para os Estados Unidos, e posteriormente vem a ser professor secundário. Foi também para a Califórnia onde ministrou curso sobre geografia agrária.
Sua produção sendo empírico-indutivo, em parte é influenciada pelo geógrafo alemão Leo Waibel.
Valverde foi um importante geógrafo brasileiro, pioneiro nos estudos da geografia agrária e do meio ambiente na Amazônia e questões sociais, atuando fortemente na área de preservação e desenvolvimento da Amazônia, a qual se dedicou por longa data a estes projetos. Realizou pesquisas em todo Brasil, mas deu maior foco na Amazônia em estudos que relatava o problema categórico do manejo da floresta. Fundando a Campanha Nacional de Defesa e pelo Desenvolvimento da Amazônia (CNDDA).
 Desde o início, Valverde presidiu o departamento de estudos da CNDDA, auxiliando fortemente no combate a um projeto que visava barrar o Rio Amazonas para a futura construção de uma hidrelétrica que tendia para o “desenvolvimento da região”, e outros problemas que ameaçavam a preservação amazônica.
Algo que é considerável de se acrescentar é como o autor se define, baseando nas correntes de pensamento que influência a história do pensamento geográfico no período, ele se define tanto geógrafo físico como humanista.  Em entrevista a Revista Geosul¹ questiona-o sobre os trabalhos publicados até o momento, em que não se encontravam caracterizada a linha de pensamento humanista ou física, e se o autor trabalhava com essas duas correntes. Em resposta sucinta o autor afirma que a Geografia é uma ciência que faz uma junção entre as ciências físicas, naturais e sócias, Valverde citando Fabio Macedo Soares Guimarães, faz menção a uma frase do autor, “o Geógrafo é um ‘especialista em generalidades’”.
Como geógrafo, Orlando Valverde atuou fortemente nas questões agrárias e de preservação da Amazônia. Faleceu em 2006 deixando um legado de 29 livros publicados, 7 livretos e 38 artigos. Sua vasta obra está espalhada em artigos de revistas, palestras, congressos, cursos e outros, tanto no Brasil quanto no mundo.

Fonte:
Entrevista com o professor Orlando Valverde, revista Geosul. Página 235. 1991

2 comentários:

  1. Um Geógrafo de atuação e intensidade profissional que falta em muitos, a maioria, em nossos dias. Como ex aluno da UFRJ e participante da CNDDA, onde via a sua atuação acabei vindo trablhar na região e pude traze-lo aqui 2 vezes em 1985 e 1991, participando da semana de geografia da UFRO. Um humanista com visão técnica e vivendo sempre a realidade presente.

    ResponderExcluir