INÁ ELIAS DE CASTRO


Thayná L. A. Henrique e Tânia C. Teixeira

Iná Elias de Castro fez graduação e mestrado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFJR, é também doutora em Ciência Política pelo IUPERJ (1988). Pós-doutorado na França, na Universidade Sorbonne - Paris VII (1990). É Professora Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordena o GEOPPOL-GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE POLÍTICA E TERRITÓRIO.
É uma geógrafa brasileira que possui como especialidade a Geografia Política e tem como linha de pesquisa: o Desenvolvimento, ambiente e território; Imaginário político e Território; Regionalismo, natureza e política. Tendo muita experiência na área, desenvolveu trabalhos sobre o discurso político e o regionalismo na Região Nordeste.
            Ao longo de sua carreira, várias publicações foram feitas, sendo o artigo “O problema da escala”, publicado no livro “Geografia: Conceitos e temas”, o mais comentado. Outras obras também foram de grande importância, como “Solidariedade Territorial e representação. Novas questões para o pacto federativo nacional”, “Instituição e território. Possibilidade e limites ao exercício da cidadania”, “Explorações Geográficas”, “Geografia e Política: Território, Escalas de ação e Instituições” e “Brasil questões atuais da reorganização do território”, dentre outras. A autora tem uma grande importância na geografia brasileira, por tratar de assuntos relacionados à política.
            A geógrafa contribui de diversas formas para a Geografia brasileira, com artigos, pesquisas e livros relacionados à política, que ajudam a melhor entender e a qualificá-la, a partir do seu processo de formação. Dentro deste mesmo assunto, destaca três respectivos pontos: a globalização, o enfraquecimento do Estado-Nação e a expansão da democracia.


Referencial Teórico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário