FRANCISCO DE ASSIS MENDONÇA

FRANCISCO DE ASSIS MENDONÇA

Márcio Santos Lana e Philipe de Freitas Sek  

             O Professor Francisco de Assis Mendonça graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Geografia Física e Meio Ambiente pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Clima e Planejamento Urbano também pela USP e pós-doutor em Epistemologia da Geografia na Universidade de Sorbonne em Paris, França. Atualmente é professor titular do departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos nomes de grande importância para a geografia brasileira como um todo.
            Contribuiu e vem contribuindo para a ciência ao se debruçar sobre questões polêmicas como nossa episteme e método, principalmente aliados à dicotomia entre as áreas física e humana, além de desenvolver pensamentos acerca da relação sociedade e natureza/homem e meio ambiente. Segundo ele, “Sociedade e natureza fazem parte de um só plano, de uma só condição de existência.” Talvez por esta razão também tenha se dedicado à climatologia e sua influência em nosso dia a dia trazendo à tona questionamentos como a qualidade do ar que respiramos ou os possíveis fatores humanos de interferência na escala climática global.
            Dentre suas obras citaremos duas das quais consideramos ser de grande importância para o arcabouço da literatura geográfica. Em “Geografia física: ciência humana?” o autor discute um pouco da dualidade geográfica, resgatando idéias de geógrafos tradicionais da escola Européia, afirmando ser possível um estudo físico inserido no humano propondo um método para tal prática. Já em “Clima e criminalidade” o próprio título é impactante por apresentar ideais de um determinismo ambiental pensado por F. Ratzel, conceito há muito superado dentro da ciência. O livro em si não tenta provar este determinismo, como sugere o título, muito pelo contrário, ele apenas correlaciona a temperatura do ar com a incidência de criminalidade urbana, obviamente sem deixar de lado questões econômicas, sociais e etc.
            Torna-se difícil resumir as práticas científicas mais variados de autores e pesquisadores renomado em tão pouco espaço, mas acreditamos ter alcançado o objetivo de apresentar um panorama geral de parte das inúmeras contribuições feitas pelo geografo em questão, de extrema relevância para o desenvolvimento da ciência geográfica.

Referências Bibliográficas

MENDONÇA, Francisco. Geografia física: Ciência Humana? / Francisco Mendonça. – São Paulo: Contexto, 4ª edição, 1996. – (Coleção Repensando a Geografia)
MENDONÇA, Francisco. Clima e criminalidade: ensaio analítico da correlação entre a temperatura do ar e a incidência da criminalidade urbana / Francisco Mendonça; [revisão de texto Reinaldo Cezar Lima]. – Curitiba: Editora da UFPR, 2001

MENDONÇA, A. F. Desenvolvimento e conservação ambiental: clima, alimentação e lixo assuntos relevantes em meio ao alerta ambiental para a humanidade: depoimento. [2007]. Curitiba: Programa Nós da educação. Entrevista concedida a Suyanne Tolentino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário