AZIZ AB'SABER


Lucas de Araujo Porto Martins e Nayara Santanna Dias

Não tenho vocação para a política e não quero ser político. Quero apenas colaborar com as políticas públicas e com políticos que merecem meu respeito”. – AB’SABER, Aziz.

Filho de mascate libanês e uma brasileira, nascido no dia 24 de outubro de 1924, no Vale do Paraíba no Interior de São Paulo. Aziz Nacib Ab’Saber, formado em Geografia e História, é também especialista em Geografia Física e Doutor em Geografia na USP foi um dos mais importantes estudiosos da geomorfologia brasileira.
Aziz Ab’Saber é o mais respeitado geomorfologista brasileiro, estudioso da geografia aliado à natureza, é um dos autores da Teoria dos Refúgios, que explica a formação das chamadas linhas de pedra na geografia brasileira.  Essas e outras descobertas foram resultados de uma vida dedicada ao estudo das diferentes regiões do Brasil e fazem com que seu trabalho seja fundamental para o conhecimento da história geológica do país e da formação do ecossistema. Sua produção em geografia concentrou-se sobre tudo em domínios morfoclimáticos e fitogeográficos brasileiros, Sertões do Nordeste, estudos amazônicos, superfícies aplainadas do Brasil, na revisão das pesquisas sobre “desertificação” na Campanha Gaucha de Sudoeste, além de esforços para o cruzamento entre o ensino fundamental como educação de base regional para o país. Propôs também o tombamento da Serra do Mar (conjunto contínuo de florestas úmidas Atlânticas da América do Sul e fenômeno único do mundo).
Realizou centenas de pesquisas e tratados de relevância internacional nas áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, arqueologia e geografia. Sua produção contabiliza mais de 500 trabalhos entre artigos acadêmicos; capítulos, prefácios e apresentações de livros; publicações em jornais e revistas; documentos e relatórios. Podemos citar como suas principais obras: Os domínios de natureza no Brasil, Ateliê Editorial, 2003, 152 páginas; São Paulo: ensaios entreveros, Edusp, 2004, 522 páginas; Amazônia: do discurso à práxis, Edusp, 2004, 320 páginas; Ecossistemas do Brasil, (com Luiz Claudio Marigo), Editora Metalivros, 2006, 300 páginas; Escritos ecológicos, Editora Lazuli, 2006, 167 páginas; O que é ser geógrafo? (com Cynara Menezes), Editora Record, 2007, 208 páginas; Litoral do Brasil, Metalivros, 2008, 288 páginas.
Aziz Ab’Saber fez  dos estudos profundos sobre a geografia do país suas armas na defesa dos recursos naturais do Brasil. Tendo recebido o prêmio UNESCO para a Ciência e Meio Ambiente de 2001. Foi homenageado inúmeras vezes pela contribuição da pesquisa cientifica do país. Podemos destacar também a sua importância na geografia física e na formação da identidade brasileira.

Referencias bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário