AROLDO DE AZEVEDO


Patrick Scherzinger e  Carlos José Arruda Lopes

Aroldo Edgard de Azevedo, mais conhecido como Aroldo de Azevedo, nasceu em 03 de Março de 1910, na cidade de Lorena/SP e faleceu na cidade de São Paulo, no dia 04 de Outubro de 1974. Era filho de Arnolfo de Azevedo e Dulce Lina da Gama Cochrane. Seu pai foi eleito Deputado Federal e posteriormente Senador pelo estado de São Paulo.
Aroldo de Azevedo formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), porém, nunca exerceu a profissão. Antes de completar 18 anos foi convidado por uma tia a dar aulas de Geografia, podendo perceber realmente sua vocação.  Licenciou-se em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Publicou mais de 120 livros e artigos, intensificando sua produção principalmente entre 1940 á 1960.  
Aroldo foi um dos pioneiros no ensino de geografia e criou os primeiros livros didáticos de Geografia, tendo publicado aproximadamente trinta livros.
Aroldo de Azevedo foi o primeiro geógrafo a sistematizar um mapa do relevo brasileiro, muito divulgado no ensino da ciência geográfica. Esta classificação foi proposta em 1949, baseada na altimetria, e dividia o relevo brasileiro em:
  • Planaltos - área com mais de 200 metros de altitude.
  • Planícies - áreas inferiores a 200 metros e altitude.
Vale ressaltar o fato de que a classificação de Aroldo de Azevedo está um pouco desatualizada, mesmo assim continua em uso, pois contêm uma identificação de áreas individualizadas e devido à originalidade e simplicidade de compreensão, principalmente para o ensino básico.
Fortemente influenciado pela Geografia Francesa, metade da produção de Azevedo possuía caráter empírico e obedecia a seguinte frequência: descrição e interpretação da paisagem; análises da relação entre o homem e meio; estudo da economia e conclusão.
Algumas da principais obras de Azevedo foram, todas publicadas pela Companhia Editora Nacional: Subúrbios orientais de São Paulo (1945); Vilas e cidades do Brasil colonial (1956); Panorama da produção agropecuária brasileira (1960); O mundo antigo (1965); Brasil – A terra e o homem (1964); etc.
Aroldo de Azevedo foi um dos principais geógrafos brasileiros, principalmente no que diz respeito a sistematização e ensino da Geografia

Bibliografia:

9 comentários:

  1. Essa história de Aroldo de azevedo é muito interessante gostei muito de saber sobre Aroldo de azevedo






    ResponderExcluir
  2. eu gostei muinto vou falar para os meus colegas

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado. Pelas Informacoes Sobre o Professor e Geografo Brasileiro Aroldo Azevedo,

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, pessoas como Aroldo devem ter mais reconhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Achei incrível,muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Geografia era minha matéria preferida no ginásio, a partir de 1963. E os livros texto do professor Aroldo de Azevedo, eram um incentivo muito grande para estudar a matéria.

    ResponderExcluir