ARMEN MAMIGONIAN


Maurício A. Sebastião e Saulo H. Barroso 

               Natural de São Paulo e filho de imigrantes, Armen nasceu no ano de 1935. Seu interesse por geografia iniciou no período da Segunda Guerra Mundial, pois seu padrasto acompanhava as noticias pelo rádio na sala de sua casa, onde havia um mapa político da Europa fixado na parede. Cursou Geografia e História pela USP, possui especialização em Geografia, Doutorado ( 1960-62. Estudo geográfico das industrias de Blumenau), Pós-doutorado da França (1984) e em 2005 defendeu sua livre docência na USP.
            Seu principal tema de estudo é a indústria e o comércio com uma abordagem socioeconômica, filiada principalmente por umviés marxista “ortodoxo,” característica essas de uma Geografia extremamente presente no contexto histórico em que Mamigonian produziu grande parte de suas obras. Essa Geografia é denominada como: Geografia Crítica. No decorrer de sua vida acadêmica, Armen também exerceu um importante papel como presidente da Associação dos Geógrafos brasileiros (AGB), com objetivo de promover mudanças na estrutura organizacional da entidade que passava por um período de crise e como um dos críticos mais enfáticos ao empirismo abstrato quantitativistas utilizados pelos representantes da Geografia Nova (Quantitativista).
Atualmente com 79 anos, Armen continua em atividade acadêmica, como orientador nas áreas da Geografia industrial e comercial e Geografia Econômica na UFSC e o seu tema atual de estudo é o: Parque industrial brasileiro: Reconversões estruturais.

Principais obras:

MAMIGONIAN, A. (Org.) . Santa Catarina: estudos de geografia econômica e social. 1. ed. Santa Catarina: UFSC/CFH/NUPPE, 2011. v. IV. - p. ; MAMIGONIAN, A. (Org.) ; BASTOS, J. M. (Org.) . Transformações regionais no Brasil. 1. ed. Florianópolis: Departamento de Geociências - UFSC, 2009. v. 1. 393 p. ; MAMIGONIAN, A. . China: um bilhão de habitantes. São Paulo: Ática, 1990. ; MAMIGONIAN, A. . Estudos de Geografia Econômica e de História do Pensamento Geográfico 2005 (Tese de Livre Docência). 


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