Armando Corrêa da Silva


Ana Louyse Marques Praça

Os estudos geográficos no Brasil passaram por uma transformação muito importante em seu desenvolvimento como ciência, neste período introduziu-se no Brasil uma reflexão crítica e filosófica no campo da geografia, destacando o professor geográfico Armando Corrêa da Silva que bacharelou-se em Ciências Social pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, com o trabalho "O Litoral Norte do Estado de São Paulo (formação de uma região periférica)". O discurso ontológico do espaço é o elemento principal do pensamento do professor Armando Corrêa, considerando o espaço como "Ser", entende a essência do espaço\homem mostrando como o homem busca organizá-lo, ao trabalhar Geografia e Filosofia sabia a falta de reflexão filosófica por parte do geógrafos e se preocupou com a ideia de crise no pensamento geográfico, neste momento ele começou a esboçar sua ontologia do espaço geográfico que envolve o homem por inteiro.
   A geografia de Armando Silva é de extrema importância do ponto de vista da renovação no pensamento geográfico brasileiro e sem dúvida, pode ser considerada como uma geografia inovadora e ousada. A contribuição de Armando para com a Geografia está presente em alguns de seus escritos exemplares, suas reflexões possuem uma profunda contribuição para o estudo do espaço na geografia brasileira, bastante presentes nas obras "O Espaço Fora
do Lugar (SILVA, 1978), Cinco Paralelos e Um Meridiano (SILVA,1979) e De Quem é o Pedaço (SILVA, 1986). As obras citadas foram escritas em um momento marcante no desenvolvimento das novas geografias no mundo.
   Seus textos não referiam apenas à questão ontológica, ele também escrevia sobre questões de epistemologia da Geografia Humana que foi um dos temas que dedicou plenamente durante sua vida. O espaço é de extrema importância e entendê-lo exige muito do geógrafo, para isso há critérios e métodos a serem elaborados e aplicados, e o professor Armando contribuiu para com o modelo de geografia real e concreta como disciplina e de geografia como realidade física.
   Seus escritos formam o leque epistemológico devido sua dedicada e preocupação referente
ao estudo da Geografia, juntamente com os escrito ontológicos constituem a epistemologia geográfica "Armandiana".
   Mais que geógrafo, Armando Corrêa Silva foi um filósofo que "viveu" à Geografia vindo da Sociologia" (Sposito, Eliseu Savério). Existem comentários de ex-alunos que confirmam
exposições do professor executando, de vez em quando, uma peça de música erudita no pátio do departamento de Geografia em pleno horário de aula, pois segundo os comentários, havia um piano disponível e o professor Armando sempre mostrava aos alunos que a música se propaga no espaço.
   Percebe que Armando não se restringia apenas à geografia, o mesmo se envolvia com outros saberes, porém o saber geográfico-filosófico era o essencial para o entendimento do
mundo, além disso, como diz Sposito: "este personagem continua sendo uma incógnita no pensamento geográfico por sua ousadia, sua simplicidade e sua negação dos cânones da academia".

Bibliografia

SILVA, Armando C.da. O espaço fora do lugar. São Paulo: Hucitec, 1978.


2 comentários:

  1. Quem conhece o seu espaço ou tenta situar-se nele ama a Geografia na sua amplitude. É essa a visão que o artigo nos passa sobre Armando Corrêa.

    ResponderExcluir
  2. O material bibliográfico do autor é muito bom. Vale a pena consultar.
    Acesse o link com publicações de Armando Corrêa. http://labur.fflch.usp.br/sites/labur.fflch.usp.br/files/upload/paginas/Biblioteca%20Armandocorrea%20da%20silva%202%20%281%29.xls
    Biblioteca Armandocorrea da silva 2 (1).xls

    Professora de Geografia Eliane Fernandes Praça da E.E.I.C. de Rio Casca, MG

    ResponderExcluir