ANTÔNIO CARLOS VITTE


Ana Paula de Freitas Altoé e Daniel Pizzol Ambrosim

Formado geógrafo desde 1989 pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho e doutor em geografia em 1998 pela Universidade de São Paulo, Antônio Carlos Vitte, é mais um dos grandes nomes de geógrafos brasileiros, com obras e pesquisas acadêmicas que contribuíram para o avanço da geografia e a interdisciplinaridade com outras ciências.
Os estudos de Vitte apresentam grandes diversidades, suas obras vão desde a temática da geografia física e geomorfologia, apresentando avanços recentes de nível teórico, epistemológico, metodológico e empírico, até discussões sobre relacionamentos sociais do mundo, interações de culturas e suas diferentes naturezas, analisando um contexto histórico.
Vitte afirma: “não é possível querermos entender a história da geografia humana por completo se não a relacionamos com a geografia física”, elas são dois ramos de uma mesma ciência que se complementam e se explicam. Em “Por uma geografia híbrida”, ele declara como vê as relações socioespacial nos dias atuais e a importância da geografia para tal problema: “a geografia tem um papel essencial nesse processo, pois ela intelectualiza e reflete sobre as especializações e constrói teoricamente a noção de espaço e tempo de uma sociedade, possibilitando a vivência-representação-signos cotidianos das pessoas sobre o seu espaço e o seu tempo.”
Vitte tem como principal linha de atuação conteúdos que abordam o conceito de paisagem. Para o autor, o tema assume relações com a questão cultural e o meio que a mesma está inserida. Nesse sentido, ele determina que o conceito de paisagem está caracterizado da seguinte maneira: “Conceito de paisagem remete-nos a discussão sobre o olhar geográfico e sobre a formação de bases constitutivas da cognição, assim como a construção do/no imaginário coletivo de paisagem enquanto elemento de articulação do processo de pertencimento do ator social a um determinado lugar”.
Atualmente, trabalha como professor-diretor do departamento de geociências da Universidade Estadual de Campinas e prossegue em sua linha ideológica dando seqüência em suas pesquisas.

Referências Bibliográficas


VITTE. Antonio, C. Por uma geografia híbrida: Ensaios sobre os mundos, as naturezas e as culturas. -1.ed.- Curitiba, PR. Editora CRV, 2011.112 páginas

VITTE, Antonio, C. Contribuições à história e à epistemologia da geografia.Rio de Janeiro, RJ. Editora Bretrand Brasil, 2007. 294 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário